Paleo..what??

15:22



Oi gente! Primeiro post do blog, pensei em começar explicando um pouco sobre esse estilo de vida que sigo, até porque não adianta eu postar receitas cheias de manteiga e bacon dizendo que emagrece, que todo mundo vai achar que eu enlouqueci hahaha
Mas afinal, o que é essa "dieta" Paleolítica?
Nada mais é do que o modelo de alimentação que os nossos ancestrais seguiam. Não vou fazer um post super completinho com referências científicas porque não sou nutricionista nem nada, e procurando na internet, há muuuuuitos blogs bons, com estudos e explicações super completas. No final do post coloco uma listinha!
Mas vamos ao que interessa. Essa ai em cima é o que se pode chamar de pirâmide alimentar paleo. A base é água e vegetais, depois vem carnes e peixes (fontes de gordura e proteína), frutas (fontes de carboidrato), oleaginosas e sementes (novamente gordura) e temperos. A dieta paleo original exclui grãos (sim, adeus pãozinho), alcool, açúcar e laticínios. 
Porém, como eu disse acima, o que eu sigo (e acredito que a maioria também siga) é um modelo paleo. Devemos levar em conta a individualidade biológica de cada um, ou seja, cada pessoa é diferente, tem uma composição corporal diferente e necessidades diferentes. Por isso o que funciona para mim pode não funcionar para você.
Digo isso pois alguns alimentos como os laticínios, e até alguns grãos (como arroz e feijão), podem estar na alimentação de muitas pessoas sem causar reações negativas. Eu não sinto falta de arroz e feijão, por isso não acabo consumindo no meu dia a dia, mas comeria tranquilamente em uma ocasião especial, afinal, é comida de verdade! Já os laticínios estão sempre presentes, não o leite em si, mas seus derivados, como o iogurte, creme de leite, manteiga, e principalmente queijos. Este grupo alimentar é rico em gorduras e pobre em carboidratos, além de deixarem qualquer comida uma delícia né haha, por isso se encaixam perfeitamente na minha "dieta". Mas, relembrando, individualidade biológica!
Uma vertente da Paleo é a Low Carb (baixo carboidrato). A dieta paleo já é em si pobre em carboidratos, quando comparada a uma dieta ocidental comum, pela exclusão dos grãos. Em uma dieta ocidental o consumo de carbs gira em torno de 300g/dia, enquanto na Paleo fica em torno de 100-150g, comendo frutas e tubérculos. Porém em alguns casos é necessária maior restrição de carboidratos, como em casos de diabetes e necessidade de emagrecimento rápido. Eu me dou bem com cerca de 50g por dia, mas muitas pessoas conseguem ficar na faixa de 100g e emagrecer tranquilamente. Mas ai você se pergunta: mas da onde vai vir minha energia se eu comer "tão poucos" carboidratos??
Da sua nova amiga gordura!! A gordura satisfaz, alimenta e faz muito bem. Não estou falando de gorduras artificiais como óleo de soja (pesquise mais afundo nos blogs abaixo), mas das naturais, como abacate, coco, azeite de oliva, óleo de coco, e, se seu corpo aceitar laticínios, pode se jogar na manteiga, creme de leite e queijos!


Blogs que indico para pesquisa:

Blog do Dr Souto (devorem esse!!)

Esse foi mais um resumão do que eu sigo e acredito, quem se interessar mergulhe nessas referências, que ainda há muito para conhecer. Era isso gente, espero ter ajudado um pouquinho!



You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook